sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Torta de laranja

Torta de laranja

Hoje trago uma torta de laranja (sim, eu sei, estão todos a rebentar de açúcar!!!! Mas anotem a receita e façam mais tarde...) que está no livro base da bimby. É simplesmente deliciosa! Eu e a torta de laranja temos uma longa história de amizade... desde muito miúda, quando passava férias com os meus avós e o meu pai, que todos os dias, sim, TODOS os dias, passávamos numa pastelaria pequenina que havia na "rua principal" de Monte Gordo, o "Careca e São". Era uma pastelaria familiar que tinha doces algarvios tradicionais de excelente qualidade. Não valia a pena perguntarem-me o que eu queria, porque invariavelmente escolhia uma fatia de torta de laranja. Ia fazer o quê? Elas riam-se para mim descaradamente, acenavam-me com aquele laranja indescritível e já me conheciam pelo nome! Se esta torta fica igual? Não, não fica... aquela sempre foi especial. Tem o sabor a memórias e lembranças de pessoas que já cá não estão. Todas elas. Por isso aquela torta é insubstituível... mas esta é seguramente muito boa! E passou a ser a nova torta de laranja de família... Aqui fica, para os que andam mais distraídos e ainda não a experimentaram:

Torta de laranja

8 ovos (usei 9 porque eram médios/pequenos)
400g de açúcar
40g de amido de milho (farinha maizena)
60g de manteiga
2 laranjas (sumo e casca)

Pré-aquecer o frono a 180.ºC. Preparar um tabuleiro (usei quadrado), untar com margarina, forrar com papel vegetal e untar novamente com margarina.

Bimby:
Começar por colocar a casca das laranjas, sem parte branca, no copo, juntamente com o açúcar. Pulverizar 6 seg., vel.7.

Juntar todos os restantes ingredientes e programar 30 seg. vel. 4.

Tradicional:
Colocar numa taça o açúcar e acrescenta a raspa das laranjas bem fina. Envolver. Juntar todos os restantes ingredientes e bater com a batedeira cerca de 3 minutos.

Torta de laranja

Colocar a massa na forma (fica bem líquida) e levar ao forno entre 20 a 25 minutos. Não esquecer que é uma torta húmida e como tal, é natural ter uma aparência de pouco cozida.

Depois da torta cozida, colocar um pano húmido num tabuleiro e desenformar a torta como se se tratasse de um bolo. Salpicar a massa com açúcar e enrolar com cuidado, mas de forma "decidida". Deixar a torta enrolada no pano até estar morna. Depois disso, retirar o pano com cuidado e passar a torta para uma torteira. Decorar a gosto.

Bom apetite!

Torta de laranja

7 comentários:

  1. Uma receita que faço também cá por casa e adoro!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro torta de laranja, muito bonita a tua,bjokas

    ResponderEliminar
  3. Adoro! Adoro! Adoro!!!
    Esta e a torta de cenoura são definitivamente as minhas tortas preferidas.
    A minha receita leva 18 ovos!!!
    Boa para gastar os ovinhos das galinhas do meu pai ;)

    ResponderEliminar
  4. Torta de Laranja uma verdadeira perdição, eu pessoalmente adoro e esta que fizeste está com um aspecto fantástico bem ao meu gosto.
    Aproveito para desejar um 2014 cheio de saúde, sucesso e muita alegria.
    Bjs ;)
    https://www.facebook.com/blogcozinhaaromatica
    http://cozinharomatica.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro estas tortas de laranja bem húmidas :) Parece mesmo deliciosa.

    ResponderEliminar
  6. Ai que maravilha... adoro torta de laranja e realmente devo andar distraida para não saber que a Bimby tinha uma receita tão boa.. :)
    vou já fazer.
    Um beijinhos
    Mafalda

    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Há sabores e memórias que são insubstituíveis, mas podem ser compensados e este é certamente o caso.
    Adoro torta de laranja e esta tem um aspecto magnífico e tão convidativo!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)